Um escaneamento pode identificar se seu computador apresenta vírus. É sempre bom você agendar uma verificação ou fazer manualmente quando tiver tempo. Mas os escaneamentos podem variar de acordo com os antivírus. Sendo assim comparamos o
Microsoft Segurity Essentials e o
Avast! no quesito: Escaneamento! Veja no que deu!:
O Microsoft segurity apresenta 3 opções de exames, ( cada software tem um nome apropriado, com o mesmo sentido de "escaneamento" ): O rápido, que faz uma verificação nas partes mais vulneráveis do computador; O completo que faz um escaneamento completo do sistema, e o personalizado que pode-rá escanear um único arquivo, um disco ou mídias removíveis, como pendrive ou CD ( Compact Disc ). Há também uma possibilidade de você clicar em um ícone da área de trabalho com botão direito do mouse e escolher a opção: " verificar com o Microsoft Segurity Essentials..." que funciona como um "atalho" para a verificação personalizada.
Já o Avast! Tem uma ampla gama de ferramentas de escaneamento ( tão ampla que é organizado em uma janela separada do resumo/página inicial). Tem escaneamento rápido, escaneamento completo do sistema, escaneamento de mídia removível, selecione uma pasta para escanear, escaneamento do Windows explorer, escaneamento do protetor de tela. Com tantas ferramentas fica praticamente impossível de um vírus resistir. Mas não é só essas ferramentas de escaneamento que o Avast! tem, mas ainda tem duas opções adicionais que são: Logs de escaneamento, que é o que o computador achou durante as verificações, e escaneamento ao reiniciar, que é a arma mais poderosa do Avast! contra vírus. Nele um escaneamento é feito depois de reiniciar o computador, e antes que o Windows seja executado, evitando que o vírus se propague no computador.
Mas e caso em um desses escaneamentos achassem vírus quais as decisões que o software irão tomar? No Avast! Caso encontre vírus, seria solicitado que você fizesse um escaneamento ao reiniciar, aplicando quarentena ou excluindo arquivos infectados, no Microsoft Segurity Essentials seria aplicado quarentena automaticamente, ou em alguns casos sua permissão para a exclusão do arquivo e do vírus.
Nossa! Cada coisa que os dois antivírus 100% gratuitos fazem na hora do escaneamento! Bem colocamos em pratica esses dois mega antivírus em funcionamento, para ver a rapidez de uma/um verificação/escaneamento/exame. Escaneamos nos dois um pendrive, veja os resultados abaixo:
Nos incríveis 2 segundos, o Microsoft Segurity Essentials verificou 162 itens, e não detectou nenhum vírus!
Em 5 segundos o Avast! também escaneou 162 itens ( neles " arquivos" ) e não detectou nenhum vírus. Bem o pendrive não tinha nenhum vírus realmente. Para escanear no Microsoft, escolhi o escaneamento personalizado, já no Avast! no escaneamento de mídia removível.
Agora irá escanear o pendrive mais um disco rígido, pouco utilizado:
Novamente nos incríveis 2 segundos e meio, o Microsoft Segurity Essentials, verificou 251 itens!
O escaneamento durou os incríveis 3 segundos o avast!, mas não escaneou 251, mas 249! Não se sabe o motivo.
Bem agora podemos perceber a importância de um escaneamento/exame, mas lembre-se "para o vírus encontrar um escaneamento você deve executar!"
Há, caso você queira saber mais sobre o Avast! e o Microsoft Segurity Essentials, veja nas postagens do Azugri !
Comentários
Postar um comentário