Postagem em destaque

Comande a sua TV LG com o Echo Dot (Alexa)

Imagem
Finalmente! Depois de vários meses de espera, os proprietários dos televisores LG (equipados com webOS 4.5), poderão desfrutar da integração da Alexa com comandos de voz em português! (sem equipamentos que façam o intermédio). Ou seja, para comandar a sua televisão LG por voz, basta ter um dos dispositivos Alexa e a própria TV LG! Como aproveitar esta novidade? Vamos responder!

Opinião: Como a Xiaomi modificou o mercado de Smartphone no Brasil

Não é de se assustar que hoje a marca Xiaomi está na boca do povo brasileiro! Os telefones da marca estão vindo com processadores atualizados, câmeras de respeito (a parceria Xioami e Samsung mostra bem isto), tela de qualidade, ótima bateria e com um preço que qualquer brasileiro de classe média/baixa pode pagar. Mas porque a marca conquistou o amor (e ódio) dos brasileiros em tão pouco espaço de tempo? Vou fazer você refletir! 

Lembro que não sou especialista, as informações abaixo, nada mais é do que a opinião de um usuário atual da marca. 
Pois bem, o primeiro questionamento que alguns se perguntam: Como uma marca chinesa, a qual há alguns anos recentes ninguém conhecia, ficou tão popular no Brasil em tão pouco tempo? A resposta é simples! Smartphones com uma configuração de respeito e com valores acessíveis! Não é de se negar que estamos em uma era, onde os smartphones com uma configuração dita "top de linha" de algumas marcas, custam uma verdadeira fortuna! Passamos da casa dos R$ 5.000,00 em alguns aparelhos, e por isso começaram os questionamentos: porque eles custam tão caro? Com isso em mente, usamos estes aparelhos como referências para o que um telefone deve ter, como definição de tela, configuração da câmera, processador e afins. Com o objetivo de atingir um público mais "humilde", porém, que preza pela qualidade, marcas conhecidas aplicaram algumas destas especificações em smartphones intermediários.

No Brasil era sempre assim: "Comprei um telefone da marca X, que tem uma ótima bateria, uma tela de boa qualidade, mas com um processador do ano passado" ou "Comprei este telefone. Tudo é bom, mas a câmera deixa a desejar". Aí, de repente, chegou a Xiaomi no mercado brasileiro onde, em um processo que durou pouco tempo, trouxe aparelhos com câmeras de qualidade, processadores atuis, tela de boa definição, bateria de responsa, e o principal: um ótimo custo-benefício para os intermediários! Um verdadeiro "baque" para a concorrência! Na minha opinião, creio que o primeiro aparelho a reunir estas qualidades e explodir no Brasil quanto a popularidade foi o Redmi Note 6/Pro.

Redmi Note 6 Pro

Reflita se as empresas que atuam no Brasil não fazem isto de propósito. Ao mesmo tempo que lançou o Redmi Note 6 Pro, o telefone sensação da Xiaomi no final de 2018, a Motorola lançou o seu Motorola One, com o mesma proposta de ser um smart com bom custo-benefício. Com a promessa de trazer várias atualizações de software ao longo dos anos, e com o lançamento no mesmo período, houve uma abordagem acerca dos dois aparelhos e das marcas em si. Afinal, apostar em um smartphone de uma empresa chinesa com uma boa configuração ou de uma empresa consolidada no mercado, porém, com uma configuração ligeiramente inferior?
A resposta, para a maioria, foi apostar no novo! Para se ter ideia da comparação, a decepção já começa na tela do Motorola One, a qual a definição (em pleno 2018/2019), contava com qualidade HD (720p). Bateria com 1000 Miliamperes hora a menos do que a sua concorrente chinesa e a câmera do Redmi, mesmo tendo 1 Megapixel a menos, tira fotografias tão bem ou até melhor se comparado ao Moto One, sendo que no Redmi ainda conta com um sistema de focagem baseada em pixels, visto em apenas smarts top de linha! 
Naquele contexto, em sua época de lançamento, parece que a Motorola fez um telefone com o "entalhe" da moda (o famoso notch) e que colocaram qualquer especificação para dizer que a marca segue as tendências atuais do mercado, com um preço de lançamento até salgado. Que o telefone da Xiaomi levou vantagem não é discutível, basta ver os vários reviews destes dois telefones em sites especializados ou em reviews no YouTube. 
Algumas pessoas alegam que ao menos o telefone da Motorola conta com uma garantia. Mas geralmente quando se leva um aparelho a assistência técnica, o mesmo não conta com defeito de fábrica, mas sim por mal uso (deixou cair, molhar, etc.). Ou seja, a garantia não cobriria. Aliás, deixar de comprar um telefone melhor pois o mesmo não conta com garantia, é torcer para que a sua compra dê problema. Afinal, já não aconteceu com você de depois que o produto sair da garantia começa dar problemas?

Depois que o Redmi fez sucesso, o Pocophone F1 (Top de linha da marca) começou a ter mais adeptos no mercado brasileiro. No momento desta postagem, o preço deste top de linha equivale ao valor para a compra do Samsung Galaxy S9, e comparando-se ambos, o Pocophone apresenta o melhor custo benefício para telefones tops de linha! (Fonte: Zoom, "Pocophone F1 vs Galaxy S9: Xiaomi e Samsung na briga pelo melhor top de linha" Acesso em 26/12/2019.)

Depois do sucesso da Xioami, as outras marcas como as mencionadas Samsung e Motorola, tentaram correr atrás do prejuízo lançando smartphones mais potentes e configuração mais atualizada com preço mais em conta. Exemplos que não faltam! para a Motorola podemos mencionar a Moto One Macro com conjunto de câmeras atualizadas e bateria de 4.000 miliamperes horas e os novos Samsung A, com uma gama de aparelhos enorme que vai desde um telefone intermediário de entrada até um telefone premium!

Como disse, não sou um especialista, mas gosto de acompanhar o mundo da tecnologia e não pude deixar de notar este fato. Realmente as marcas chinesas, como a Xiaomi e Huawei, chegaram no Brasil e modificaram como as empresas, já consolidadas no mercado, pensam acerca de smartphones para um público de entrada e intermediário. E mudou para melhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comande a sua TV LG com o Echo Dot (Alexa)

Áudio de vídeo atrasado. Como consertar?