Algumas informações acerca do coronavírus e a prevenção do mesmo! Confira:
O coronavírus (COVID-19) é atualmente uma pandemia e já está alterando o nosso dia-a-dia. As cidades a qual há casos de coronavírus confirmados já estão com a rotina alterada: comércios fechados, supermercados e farmácias com restrições, transporte público funcionando parcialmente (ou mesmo parado), e já tem registro de cidades a qual já instituíram toque de recolher ou mesmo proibindo a entrada de carros/pessoas oriundas de outras cidades da região. A situação é preocupante no mundo todo.
Porém, o que está acontecendo em paralelo é uma propagação de notícias falsas acerca desta doença. E o medo pode espalhar mais rapidamente que o próprio vírus!
Abaixo listamos algumas informações e dicas sobre o coronavírus e a prevenção do mesmo. Todas as informações foram retiradas do site da Organização Mundial da Saúde (OMS):
|
Use uma máscara descartável apenas se tiver tossindo ou espirando |
Como uma forma de controle e desperdício de máscaras, a Organização Mundial da Saúde, avisa que devemos utilizar uma máscara descartável apenas se estivermos com sintomas da COVID-19, principalmente se estiver espirando. De acordo com a própria organização, as máscaras em si não são eficientes somente utilizando-as mas sim em complemento com a higienização de mãos e a prática da higiene respiratória: cobrir com o a curva do cotovelo a boca ao espirrar e manter a distância de pelo menos um metro de pessoas que tossem ou espirram.
|
Pratique o distanciamento social |
Vemos em entrevistas e até em alguns decretos para pessoas fazerem filas em bancos, supermercados e farmácias, deve-se ficar com uma distância entre elas de 2 a 3 metros. De acordo com a OMS, devemos ficar ao menos 1 metro de distância de uma pessoa que esteja tossindo ou espirando. Isso porque ao tossir e espirrar liberamos no ar gotículas de água a qual, se a pessoa estiver infectada, transmita a COVID-19 a pessoas próximas. Neste caso, também, recomenda-se que fiquemos em casa e que podemos sair apenas em casos de necessidades.
|
Evite tocar nos olhos, nariz e boca |
Esta medida é simples de compreender. Uma vez que você tocou em uma superfície com o vírus, se você tocar nos olhos, nariz e boca, há grande chance de o vírus entrar em seu corpo e deixá-lo doente. Sobre a duração do vírus da COVID-19, não há pesquisas concretas acerca do mesmo, porém, a OMS relata que as pesquisas preliminares sugerem que o vírus pode persistir por algumas horas e até mesmo alguns dias em superfícies contaminadas.
Informação Extra: É seguro eu receber algum pacote de uma área em que o COVID-19 fora relatada? Sim! De acordo com o site da OMS, a probabilidade da pessoa infectada contaminar mercadorias comerciais é baixa, e o risco de a pessoas pegar o coronavírus de um pacote que foi movido, trasportado e exposto em diferentes condições de temperatura e umidade também é baixa.
|
Lave as mãos com água e sabão |
Uma das melhores formas de prevenção e aquele em que a maioria não pratica é a higienização das mãos lavando com água e sabão regularmente. Vemos em alguns países, como no Brasil, uma procura grande e até excessiva por álcool em gel, sendo que a higienização por água e sabão é tão eficiente quanto o esfregão com este produto.
Lembrando que ambos são eficientes na eliminação de vírus e bactérias presente em nossas mãos. Uma dica é lavar as mãos em um período de 20 segundos, lavando entre os dedos e na parte de trás da mão, fazendo isso até o pulso para uma higienização completa.
Praticando e tomando os devidos cuidados, a COVID-19 poderá ser controlada e poderemos voltar a nossa rotina normal. Lembramos que devemos evitar as "Fake News". Sempre verifique a fonte e procure as informações acerca do mesmo em sites confiáveis (como de instituições e governamentais), como, por exemplo, no site da OMS.
Compartilhe esta postagem em suas redes sociais e divulgue as informações verdadeiras a respeito do coronavírus!
Links do site de OMS:
Comentários
Postar um comentário